O Projeto Pitágoras:



Como motivar alunos de uma escola inteira a sair de casa do final de semana para visitar uma exposição de matemática? Eis então que surge o Projeto Pitágoras, montar uma exposição na escola com trabalhos de matemática, estes poderiam ser reproduzidos a partir da exposição (já que isso era permitido) ou serem produzidos outros trabalhos.


Sobre a exposição:

Michel Darche, professor de Matemática em Orléans, na França, teve a idéia de fazer exposições de Matemática, privilegiando os conceitos melhor que as técnicas, tentando mostrar que a Matemática é viva, e não parou com Euclides, que ela tem conexões com outras áreas do saber e aplicabilidades em algumas áreas.

Em 2004, quando a UNESCO quis fazer uma exposição para apoiar o ensino da Matemática, Michel Darche foi naturalmente solicitado e criou a exposição “Experimentar na Matemática –Porque a Matemática”. E desde abril deste ano, a exposição está circulando pelo Brasil, no quadro do “Ano da França no Brasil”.

O blog:

Como a exposição tinha prazo para terminar, precisaríamos de um local onde registrar os dados coletados, eis este espaço.

Pronto a semente plantada pelo professor Michel Darche lá na França, e trazida para o Brasil através de muitos colaboradores, está dando frutos, nós também queremos mostrar que a Matemática pode ser prazerosa.

Professores: Lilian Ribeiro e Dagmar Zanini

0 comentários:

Postar um comentário